Logo CMPS

Log in
updated 2:28 PM -03, Oct 11, 2019

Retiro da Juventude Mariana Vicentina tem participação do Superior Geral

JMV 3Depois de um ano inteiro de ações e preparativos para o Jubileu de Ouro da Congregação da Missão - Província do Sul, finalmente chegou um período muito especial do mês de setembro, com a visita do Pe. Tomaž Mavrič, Superior Geral da Congregação da Missão e da Companhia das Filhas da Caridade. Ele chegou em Curitiba no dia 20 de setembro.

No sábado, dia 21, Pe. Tomaž fez uma participação especial no Retiro da Juventude Mariana Vicentina, evento realizado no Seminário Nossa Senhora das Graças, em Curitiba – com a presença de 88 jovens, integrantes de 13 grupos da JMV. “Estou muito contente. É uma graça poder estar aqui no Brasil e em Curitiba, estar aqui com vocês”, afirmou.

Na parte da tarde, os jovens apresentaram ao Superior Geral um vídeo com exemplos do que os quase 300 membros da JMV da Província realizam em suas comunidades. Também partilharam suas experiências junto a crianças, doentes, idosos e famílias inteiras em situação de vulnerabilidade social. 

Conversa com os jovens

Em sua fala, Pe. Tomaž relembrou a inspiração divina que incentivou a criação da JMV e enfatizou que há muito a ser feito no mundo, por isso o envolvimento dos jovens é tão importante. “Temos que fazer todo o possível para difundir esse ramo, onde já estamos presentes e também onde ainda não estamos”, disse.

O Superior Geral retomou, ainda, alguns momentos marcantes da vida de São Vicente de Paulo, destacando que foi no contato com os mais necessitados que ele vivenciou sua real conversão e desenvolveu a espiritualidade e o carisma vicentinos. “O encontro com os pobres é um espaço privilegiado para o discernimento vocacional. Nos permite ouvir e entender melhor Jesus e para que Ele está nos convidando”.

JMV 2Pe. Ilson Luís Hubner – assessor provincial da JMV, junto com a Ir. Geovani – comentou sobre a necessidade de expansão dos grupos de jovens em mais cidades e paróquias. “É um desafio e uma inspiração para nós, padres, que a experiência do Carisma Vicentino, inspirado por Maria, faça parte da vida dos jovens”. 

Celebração eucarística

Após o momento de conversa, foi realizada uma celebração eucarística, presidida pelo Pe. Ilson e concelebrada pelo Pe. Tomaž, pelo Pe. Odair Miguel Gonsalves dos Santos (Superior Provincial) e seminaristas. 

Na missa, ocorreu a consagração de 16 jovens a Nossa Senhora. Cada um deles recebeu uma medalha para simbolizar o compromisso que assumiram.

Durante a homilia, o Superior Geral convidou os jovens a serem “inventivos ao infinito”. A usarem seus talentos, ideias, iniciativas e continuarem sendo criativos, mantendo sempre uma conexão entre a vida diária e a oração, a reflexão. 

Veja as fotos na página da CMPS no Facebook. Leia mais na página da JMV.