Logo CMPS

Log in
updated 2:28 PM -03, Oct 11, 2019

28ª Assembleia Nacional da AIC acontece em Curitiba

AIC 2De 22 a 27 de setembro de 2019, Curitiba está sediando a 28ª Assembleia Nacional da Associação Internacional da Caridade (AIC), com o tema “Cuidar da Casa Comum e ousar renovar o voluntariado!”. E uma frase de São Vicente de Paulo como lema: “Não fomos chamados apenas a servir aos pobres, mas também nos assegurarmos de que outras pessoas o farão”. 

O evento está sendo realizado no Hotel Nacional Inn Torres, na região central da cidade, com a participação de aproximadamente 160 voluntárias de todo o Brasil.

No domingo, as participantes foram recebidas para uma cerimônia de abertura, com coquetel. E na segunda-feira, 23 de setembro, a programação teve início com uma celebração eucarística presidida pelo Pe. Adauto Farias (assessor espiritual da AIC Brasil) e concelebrada pelos padres Tomaž Mavrič (Superior Geral da CMPS e das Filhas da Caridade), Odair Miguel Gonsalves dos Santos (Superior Provincial), Lourenço Biernaski, Marco Aurélio Costa e Thadeu Xavier. 

A missa teve a participação do Coral Nossa Senhora de Fátima, de Pernambuco, acompanhado por um conjunto de cordas. 

Durante a homilia, Pe. Tomaž destacou que o serviço de todos os vicentinos está onde os mais necessitados estão. “É uma alegria estar aqui com vocês, que dão vida ao primeiro ramo fundado por São Vicente de Paulo, também pelo exemplo de Luisa de Marillac. O ponto chave foi quando Vicente descobriu que junto aos pobres, encontrava Jesus e encontrava-se a si mesmo. E não havia mais caminho de volta”, afirmou.

“Que São Vicente continue em nossos corações. Que seu exemplo de conversão e a nossa pequena companhia continuem inspirando novos grupos, novas formas de vida consagrada e ações leigas”, desejou o Superior Geral.

Homenagens

Ao final da celebração, a voluntária Myrian Dossi agradeceu pela presença de todos e contou que a data da Assembleia foi marcada com o intuito de aproveitar a visita do Superior Geral ao Brasil, para que ele pudesse dar seu testemunho para a AIC, como 24º sucessor de São Vicente. “No mundo, temos 160 ramos da Família Vicentina. Aqui, temos um pouco mais de 160 voluntárias. Cada uma de nós é uma semente, ajudando o carisma a crescer”, disse Myrian.

Também foram entregues placas de agradecimento da AIC, homenageando o Pe. Tomaž, o Pe. Lourenço, o Pe. Marco Aurélio e o Pe. Mizael Dozetti Poggioli (que não pôde estar presente). 

AIC 3Projeto das 13 casas

Após a missa e o intervalo, Pe. Tomaž fez uma conferência, na qual motivou cada participante a convidar mais uma pessoa para fazer parte da Família Vicentina, aumentando o alcance do carisma vicentino. Também falou sobre o projeto das 13 casas, que está sendo divulgado em todas as Províncias vicentinas, para estimular a construção de moradias dignas para quem não tem um teto para morar.

Convite

No dia 26 de setembro, quinta-feira, às 9h, as voluntárias farão uma visita ao Asilo São Vicente de Paulo. Na sequência, seguirão em Romaria até o Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, para assistir à missa solene com o Pe. Reginaldo Manzotti, ao meio-dia. Todos estão convidados a participar. 

Confira as fotos na página da CMPS no Facebook.