Logo CMPS

Log in
updated 2:28 PM -03, Oct 11, 2019

Padres da CMPS dialogam com o Superior Geral sobre a missão e o futuro da Congregação

Padres e bispo 26.09.19 3Nesta quinta-feira, 26 de setembro, quase todos os padres da Província do Sul se fizeram presentes no Seminário Nossa Senhora das Graças, para uma manhã de conversa com o Pe. Tomaž Mavrič, Superior Geral da Congregação da Missão e das Filhas da Caridade – que veio ao Brasil para a semana de comemorações do Jubileu de Ouro da CMPS.

Entre os principais pontos abordados na conversa, como prioridades a serem trabalhadas na continuidade da missão, estavam: cultura vocacional; formação do clero, dos leigos e dos formadores; missões ad gentes; espiritualidade e identidade vicentina.

Após a reunião, houve um momento de fortalecimento da espiritualidade, com uma celebração eucarística presidida por Dom Francisco Cota de Oliveira, bispo auxiliar de Curitiba, e concelebrada por Dom José Carlos Chacorowski, bispo vicentino de Caraguatatuba; Pe. Tomaž; Pe. Odair Miguel Gonsalves dos Santos, Superior Provincial da CMPS; e todos os padres presentes. A missa também relembrou os exemplos de São Cosme e Damião, santos celebrados nesta data.

Durante a homilia, Dom Francisco recordou que São Vicente abraçou a missão, como Jesus abraçou a vontade do Pai. “Como sacerdotes, a nossa função é total em servir”, destacou.

Dom Francisco falou sobre os desafios da atualidade e o papel dos discípulos de Vicente, ressaltando a importância de ser presença constante na vida dos pobres e da relação entre as dimensões de fé e dignidade humana. “A missão dos vicentinos nasceu de uma conjuntura histórica. Hoje também temos outras conjunturas que pedem nossa ação. A Igreja não pode ficar desatenta aos sinais dos tempos e aos rumos que estão tomando”, afirmou. 

O bispo enfatizou, ainda, a importância da qualidade na formação espiritual e intelectual do clero. E que o Jubileu é tempo de renovação das energias e de olhar com esperança para a missão e a realidade em que vivemos.

Mensagem de Dom Francisco

Veja mais fotos da celebração eucarística na página da CMPS no Facebook.