Logo CMPS

Log in
updated 2:28 PM -03, Oct 11, 2019

Jantar comemorativo ao Jubileu de Ouro celebra passado, presente e futuro da CMPS

Jantar Jubileu Pe. LourençoA noite do dia 26 de setembro de 2019, véspera do Dia de São Vicente e do aniversário de 50 anos da Congregação da Missão Província do Sul, foi muito especial para os coirmãos e convidados que participaram de um jantar comemorativo ao Jubileu de Ouro. O evento foi realizado no salão da Paróquia Santo Antônio de Orleans, com a participação de autoridades, paroquianos e pessoas que contribuíram e ainda contribuem para a história da CMPS.

“Esta é uma noite de alegria, em que celebramos o Jubileu de Ouro da CMPS! Celebrar um Jubileu é uma conquista. Vamos lembrar também que isso se deve a uma base bem construída. Nosso pensamento voa e volta até o ano de 1903, quando os primeiros missionários da Polônia aqui chegaram, para o início da missão. Nossa gratidão a todos que labutaram e permitiram que nós chegássemos a este momento de nossa história”, disse Pe. Fabiano Spisla, pároco da Paróquia anfitriã do evento.

História inspiradora

Pe. Ilson Hubner ajudou a recordar a história da Província, fase a fase. E com esse espírito de reconhecimento e gratidão, todos acolheram as imagens de São Vicente de Paulo e de Nossa Senhora e as bandeiras do Vaticano, da Polônia, do Brasil e do Jubileu de Ouro.

“Sou o último sobrevivente da luta pela emancipação”, lembrou Pe. Lourenço Biernaski, que enfatizou o trabalho realizado pelos 98 padres que vieram da Polônia para o Brasil. “Eles foram as primeiras sementes e nós estamos colhendo”, completou.

Jantar Jubileu Superior GeralThiago Onofre Maia, professor da Faculdade Vicentina, leu um poema em homenagem à Nossa Senhora, recordando que os missionários vicentinos consagraram sua missão antes de viajarem ao Brasil. O texto também abordou ensinamentos de São Vicente e o desenvolvimento do carisma vicentino em nossas terras.

Um vídeo com fotos de atividades realizadas por cada Paróquia e pelos ramos da Família Vicentina ajudou a recordar a trajetória vivenciada neste Ano Jubilar. “Estamos celebrando este Jubileu como família, por isso é tão importante vermos os trabalhos que realizamos juntos ao longo deste período”, comentou Pe. Odair Miguel Gonsalves dos Santos, Superior Provincial da CMPS – que também agradeceu pelo apoio dos bispos das 10 dioceses em que os vicentinos estão presentes e pelo presente de poder celebrar a data especial com a participação do Pe. Tomaž Mavrič, Superior Geral da Congregação da Missão.

“Como vimos nas apresentações, os frutos de hoje vêm do incrível trabalho, serviço e amor dos missionários, tantos anos atrás. Escutando a história dos coirmãos, vi muitos exemplos de vida cristã e missionária. Daqui, reconhecendo esta base, temos que olhar para o futuro e sermos efetivos hoje. São Vicente nos convida a continuar essa missão juntos”, afirmou Pe. Tomaž. 

Homenagem

Jantar Jubileu Placa Pe. OdairOutro momento de destaque da noite foi a entrega de uma placa ao Pe. Odair, pelos anos de dedicação à frente da Província, desde 2017. A homenagem foi apresentada pelo Pe. Joélcio Saibot e entregue pelo Pe. Edson Friedrichsen. 

Entre outras autoridades, estavam presentes prestigiando o evento: Dom Pedro Fedalto, bispo emérito de Curitiba; Dom Sérgio Arthur Braschi, bispo de Ponta Grossa; Dom Celso Antônio Marchiori, bispo de São José dos Pinhais; Dom José Carlos Chacorowski, bispo de Caraguatatuba; Pe. Antônio de Assis, Visitador da Província de Fortaleza; Pe. Geraldo Eustáquio Mol, Visitador da Província do Rio de Janeiro; Irmã Dirce Edi Kottwitz, Visitadora das Irmãs Filhas da Caridade; Irmã Madalena, Madre Provincial das Irmãs da Sagrada Família; Dorota Ortyńska, vice-cônsul da Polônia em Curitiba; Paulo Cesar Kochanny, secretário do Consulado da Polônia; o ex-vereador José Gorski; além de representantes das Irmãs Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus e de Províncias vicentinas de outros países, reforçando o sentimento de família global.

Confira o álbum de fotos na página da CMPS no Facebook.