Logo CMPS

Log in
updated 12:42 PM -03, Dec 6, 2019

Dia de São Vicente e 50 anos da CMPS são celebrados com presença do Superior Geral em Curitiba

Missa de São Vicente Consagração a Nossa SenhoraRepleto de significados, o dia 27 de setembro de 2019 – Dia de São Vicente e aniversário dos 50 anos da Congregação da Missão Província do Sul – foi celebrado com uma programação especial na Paróquia São Vicente de Paulo, em Curitiba (PR). 

Às 9h30, em frente à gruta localizada na entrada da Igreja, o pároco Pe. Edson Friedrichsen deu início a um momento de renovação da consagração da missão à Nossa Senhora. “Nos últimos encontros, nós ouvimos que os primeiros missionários poloneses consagraram sua missão. Hoje, queremos novamente consagrar nosso propósito”. Os presentes rezaram pelos missionários, pelas cinco décadas de atuação da CMPS e pelas vocações.

Em seguida, todos caminharam até a imagem de São Vicente de Paulo, no jardim da Casa Central da Província, para a cerimônia de descerramento da placa comemorativa ao Jubileu de Ouro e da visita do Pe. Tomaž Mavrič, Superior Geral da Congregação da Missão e das Filhas da Caridade. A placa foi inaugurada pelo Pe. Tomaž; pelo Pe. Odair Miguel Gonsalves dos Santos, Visitador Provincial; e por Dom José Antônio Peruzzo, arcebispo de Curitiba, que abençoou o monumento.

Missa de São Vicente Placa comemorativa“Convém preparar o nosso espírito para o significado desta adoração. Que ao olharmos para esta imagem, aprendamos o caminho para chegar a Jesus Cristo”, destacou Dom Peruzzo. “Hoje agradecemos a tudo o que começou com Vicente, um dos maiores exemplos de caridade que a Igreja tem para si mesma. A Arquidiocese de Curitiba rende graças a Deus pela presença do carisma vicentino em nossas terras”, completou.

Celebração Eucarística

Às 10h, começou uma celebração eucarística presidida pelo Pe. Tomaž e concelebrada por Dom Peruzzo; Dom Pedro Fedalto, bispo emérito de Curitiba; Dom José Carlos Chacorowski, bispo de Caraguatatuba; e pelos padres vicentinos presentes. E com a participação do Coral Caritas.

“Hoje celebramos os 50 anos da Província e também, em todo o mundo, a Família Vicentina celebra a festa de São Vicente”, disse o Superior Geral. Em sua homilia, ele recordou a história deste homem santo e momentos marcantes de sua conversão pessoal à causa dos mais necessitados, que o impeliram a mudar de vida. E convidou todos a refletirem sobre o que nos diria Vicente nos dias atuais. “Certamente nos daria um impulso de amor ao Evangelho e aos pobres”. 

Ao final da missa, Irmã Dirce Edi Kottwitz, Visitadora das Filhas da Caridade, parabenizou a todos os padres por fazerem parte deste Jubileu de Ouro. “Bendito seja Deus que se fez e faz presente na caminhada desta Província. Parabéns pelo comprometimento missionário”.

Dom Pedro Fedalto falou sobre figuras importantes destes 50 anos de história e dos anos anteriores, que culminaram na emancipação da Província. “A todos os nossos irmãos, minha gratidão. Que continuem sempre formando bem os seminaristas, no espírito de São Vicente e de Jesus Cristo, e no cuidado aos pobres”. 

Em sua mensagem final, Pe. Odair agradeceu a todos que participaram e ajudaram a preparar as ações do Jubileu. “O Jubileu nos desafia a dar uma resposta concreta e eficiente às diversas realidades de pobreza que vemos hoje”, frisou o Visitador Provincial, motivando o engajamento e a cooperação entre todos os ramos da Família Vicentina.

Em seguida, um almoço de confraternização foi realizado nas dependências da Faculdade Vicentina, ao lado da Paróquia.

Veja o álbum de fotos na página da CMPS no Facebook.

Mensagem de Dom José Antônio Peruzzo

Vídeo da missa na íntegra