Logo CMPS

Log in
updated 5:35 PM -03, Apr 22, 2019

Província do Sul participa da 49ª Romaria Nacional dos Vicentinos

Romaria Aparecida 1Com o tema “Mestres e Senhores”, a 49ª Romaria Nacional dos Vicentinos levou cerca de 30 mil pessoas a Aparecida (SP), entre os dias 5 e 7 de abril de 2019. Organizada pela Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP), a Romaria teve diversas atividades desenvolvidas, incluindo Terço, Via-sacra, Festa Regulamentar e Show de Talentos. Confira mais detalhes sobre a programação no site da SSVP.

Consagração a Nossa Senhora

Em 1903, a pedido do Superior Geral, os primeiros missionários que vieram da Polônia ao Brasil, foram até o Santuário de Lourdes, na França, para consagrar a missão no Brasil. 115 anos mais tarde, ao completar 50 anos da Congregação da Missão - Província do Sul (CMPS), foi realizada, em Aparecida (SP), uma missa de Ação de Graças pelo Jubileu, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. A celebração eucarística aconteceu na manhã do dia 6 de abril, às 8h, e foi transmitida pela TV Aparecida.Romaria Aparecida 2

Na ocasião, Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida, presenteou a CMPS com uma réplica de Nossa Senhora Aparecida, com uma coroa comemorativa dos 300 anos do encontro da imagem. Durante a missa, Dom Orlando disse que o vicentino é alguém amado por Deus e que, por se sentir amado, demonstra esse amor no trabalho junto aos pobres.

Estavam presentes representantes de paróquias onde os vicentinos trabalham: Prudentópolis, Dom Pedro - Campo Largo, Guamiranga, Contenda, Mafra, Curitiba, Araucária e Ivaí.

Missa de encerramento

A missa de encerramento foi celebrada no Santuário Nacional, no dia 7 de abril, às 10h, presidida pelo bispo de Caraguatatuba, Dom José Carlos Chacorowski (que também é vicentino). Romaria Aparecida 3Foi concelebrada por padres vicentinos da CMPS: Pe. Odair Miguel Gonsalves dos Santos (Provincial); Pe. Joelcio Saibot, Pe. Eder Lourenço Fabrício; Pe. Martin Antonio Haubert Stein, Pe. Marcos Gumieiro, Pe. Germano Nalepa. Também concelebraram os padres da Província Brasileira da Congregação da Missão (PBCM): Pe. Alexandre (Diretor Espiritual da SSVP) e Pe. Denilson Mathias.

Veja mais fotos dos participantes da Província do Sul no álbum do Facebook da CMPS.