Logo CMPS

Log in
updated 2:03 PM -03, Jul 12, 2019

A Eucaristia é o verdadeiro alimento do cristão

Neste dia 20 de junho de 2019, celebramos mais uma festa do Corpo e do Sangue de Cristo. Sabemos que, para os católicos, a Eucaristia é a presença real de Jesus Cristo, na vida da Igreja e de todos nós. Sentimo-nos fortalecidos quando nos alimentamos da Eucaristia, centro da Vida Eclesial da Igreja. Nela, está escondido o tesouro da Igreja, Jesus Cristo Ressuscitado.

As primeiras comunidades de discípulos que iam se formando sentiam-se agraciadas pela presença transformadora do Espírito Santo, sentiram-se fortalecidas e enriquecidas sob os quatro pilares distintivos da Igreja Primitiva: a) O ensinamento dos apóstolos; b) A comunhão fraterna; c) A fração do pão; d) As orações. Estes elementos unem a comunidade, tornando-a missionária. Com o espírito de unidade e de fraternidade, “a comunhão fundamentava-se na experiência da Eucaristia e se expandia nas diversas dimensões da vida pessoal, comunitária e social”. É importante perceber que a comunidade primitiva vive da comunhão de bens, “que é uma atitude concreta vivida pela comunidade que surgiu da Páscoa. Todos colocam o que possuem a serviço dos outros”.

Com abertura de coração e com o desejo de estar sempre pronto para receber o Cristo Ressuscitado, façamos desse encontro com o Senhor uma verdadeira experiência eucarística. Que possamos alimentar, com a nossa disponibilidade, os pequenos e grandes sinais do comprometimento com a Eucaristia.

Desejo a todos uma excelente Festa de Corpus Christi!

Pe. Odair Miguel Gonsalves dos Santos, CM
Superior Provincial