Logo CMPS

Log in
updated 12:42 PM -03, Dec 6, 2019

Encontro de Visitadores em Manila - Filipinas

Encontro Provinciais22 de junho a 7 de julho de 2019

O Encontro dos Visitadores da Congregação da Missão acontece, tradicionalmente, três anos após a última Assembleia Geral, com o objetivo de avaliar a caminhada realizada até o presente momento e preparar os próximos três anos até a próxima Assembleia Geral, em 2022. O local escolhido para esse acontecimento foi a Província das Filipinas. 

O Superior Geral, Pe. Tomaž Mavrič, constituiu uma equipe para organizar o Encontro dos Visitadores. O coordenador da Comissão Preparatória é Pe. Stephen Grozio, Visitador da Província Oriental dos Estados Unidos. E os demais membros da equipe são: Pe. Gregorio Bañaga Lapus, Visitador da Província das Filipinas; Pe. Pascal Scallon, Visitador da Província da Irlanda; Pe. Negasi Ghirmatsion, Visitador da Província de Saint Justinde Jacobis e o Pe. Odair Miguel Gonsalves dos Santos, Visitador da Província de Curitiba. O Vigário Geral da Congregação da Missão, Pe. Javier Álvarez, faz a ligação entre o Conselho Geral e a Comissão Preparatória. Esta Comissão reuniu-se no início de outubro de 2018, em Roma, para organizar o Encontro. 

O Encontro dos Visitadores teve início aos 22 dias de junho de 2019 e se estenderá até aos 7 dias de julho de 2019. Estão presentes os 43 Visitadores, o Conselho Geral da CM, tradutores, palestrantes, coirmãos e seminaristas da Província de Filipinas que prestam serviços na organização; num total de 74 participantes. 

Os desafios são muitos, diante da realidade na qual a Congregação se encontra, frente à diversidade cultural e as múltiplas situações de pobreza do mundo atual. Para que se realize um bom trabalho durante estes dias, iniciamos com um retiro dirigido pelo Bispo Rolando Santos, de Alatahu, Papua-Nova Guiné, trabalhando o tema “A conversão missionária na Evangelli Gaudium – pistas para a Congregação”. 

Os temas que estão sendo desenvolvidos são pertinentes: 1) Conversão Missionária; 2) Perspectivas do futuro da formação inicial; 3) Missões Internacionais; 4) Missionários em dificuldades; 5) Proteção de menores; 6) Solidariedade na Congregação; 7) A Família Vicentina do presente ao futuro; 8) Preparação para a Assembleia Geral de 2022.


Em São Vicente de Paulo.

Pe. Odair Miguel Gonsalves dos Santos, CM
Visitador Provincial