Logo CMPS

Log in
updated 2:03 PM -03, Jul 12, 2019

Embalados pelo afago materno

O mês de maio é revestido de afáveis significados maternos. Recorda-nos, este mês, que um ventre bem preparado e cuidado nos acolheu e nos envolveu de carinho, no mínimo por seis meses. Com a nossa possível chegada, alimentamos uma expectativa não somente nos pais, mas em muitas pessoas que nos aguardavam. Chegamos para trazer alegria e satisfação a nossos pais e familiares. Chegamos para vencer e transformar.

No encanto da vida, ocupamos nosso lugar. Mas como poderia acontecer tudo isso, se não reconhecêssemos a beleza da Criação? A todo instante, estamos contribuindo para que a Criação se manifeste, encha de alegria nosso entorno e de outras pessoas que fazem parte da nossa existência.

Como é bom sentir o afago e o afeto materno, dando-nos segurança e proteção. Como filhos(as), agradeçamos a presença materna, a presença amiga e afável de nossas mães, corajosas e vencedoras.

Aquela que foi a primeira a nos amar, Maria Santíssima, tem muito a nos ensinar. Ela está sempre a proteger nossas queridas mães, pela incansável dedicação a sua família. Mulheres de fé, que levam avante o espírito do Evangelho. O testemunho de Maria, tanto nos valores quanto na fé, fortalece o sim de nossas mães no cumprimento da maternidade.  

Este mês é rico em significados. No dia 12 de maio, celebramos o Dia das Mães. Momento para brindarmos mais um dia especial. Façamos deste período um tempo de reflexão! Sintamos o calor materno que continua a nos aquecer em momentos de partida, de chegada, de insegurança, de dúvidas, de alegria... São tantos momentos, que não nos damos conta da grandiosidade dos seus significados. Com a presença materna, sentimo-nos protegidos em nosso porto seguro, que é o aconchego do colo de nossas Mães.

O mês de maio, para nós católicos, também é chamado de Mês Mariano! Para celebrar a nossa fé mariana, lembremos que temos uma Mãe que está a nos proteger, a nos escutar! Ela disse seu “Sim”, confiando plenamente nos desígnios do Senhor: “Eis a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a Tua palavra” (Lc 1, 38). Maria é a aurora de um novo amanhecer; está sempre pronta para atender os seus filhos, inclusive nossas queridas Mães, que a ela confiam, em suas orações, tantos pedidos e necessidades.

Queremos felicitar todas as Mães pelo seu dia. Que nós, filhos, tenhamos a sensibilidade para agradecer, cada dia, pela Mãe que temos! As Mães que cumpriram sua missão nesta terra, acreditamos que continuam direcionando seu olhar de ternura a sua família, do bom lugar reservado a elas, por terem sido boas Mães!

Parabéns a todas as Mães por sua candura, pelo seu testemunho, por sua fé, pelo cuidado, por seu amor, pela dedicação e zelo a sua família. Você, Mãe, que renuncia muitas vezes ao seu descanso e suas necessidades, para atender primeiramente à família, nossa gratidão e carinho.

Parabéns às Mães que defendem sua prole e lutam para trazer o sustento a sua família, que não perdem a esperança e a fé diante das dificuldades familiares.

Parabéns às Mães defensoras da verdade, da paz, da justiça, dos valores cristãos.

Parabéns às Mães que assumiram a maternidade com coragem, mesmo não sendo as próprias geradoras.

Parabéns às Mães que se esforçam, diariamente, para manter a conciliação familiar, sendo fiéis aos compromissos matrimoniais.

Parabéns às Mães que, mesmo injustiçadas pela traição conjugal, mantêm-se firmes na verdade.

Parabéns às Mães que amenizam a dor de seus filhos, abarcados pela doença e pelos vícios.

Parabéns às Mães que trabalham em nossa comunidade: nas pastorais, nos movimentos, nas atividades que mantém as despesas da nossa comunidade.

Parabéns a você, MÃE!

Pe. Odair Miguel Gonsalves dos Santos
Superior Provincial